Rússia Discute Iniciativas sobre Ucrânia com Parceiros do BRICS

Representantes dos países do BRICS se reúnem esta semana, de 10 a 12 de setembro, na Rússia, para discutir propostas e iniciativas relacionadas ao conflito na Ucrânia, de acordo com a agência de notícias RIA. O foco do encontro será a segurança, e a reunião contará com a presença de Sergei Shoigu, secretário do Conselho de Segurança da Rússia.

Sergei Shoigu em Moscou 12/8/2024 Sputnik/Gavriil Grigorov/Kremlim via REUTERS

Paralelamente, a Rússia está fortalecendo suas relações diplomáticas no cenário global, com destaque para o convite feito ao príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, para que participe da cúpula do BRICS em Kazan, marcada para os dias 22 a 24 de outubro. O anúncio foi feito por Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, que atualmente está em visita oficial à Arábia Saudita.

No ano passado, o BRICS ampliou seu grupo, convidando Arábia Saudita, Irã, Etiópia, Egito, Argentina e Emirados Árabes Unidos para se tornarem membros, como parte de um esforço para redefinir a ordem mundial. A possível adesão da Arábia Saudita ao bloco é vista com atenção por Washington, dado o estreitamento dos laços entre o reino saudita e a China, o que gera preocupações nos Estados Unidos, seu aliado de longa data.

Além disso, a Arábia Saudita mantém uma cooperação estreita com a Rússia no setor de petróleo, por meio da Opep+, o que reforça as relações entre os dois países em um cenário de crescentes tensões geopolíticas entre os Estados Unidos, China e Rússia.

O encontro do BRICS será um momento crucial para fortalecer o bloco e discutir o papel do grupo em questões globais, especialmente no que diz respeito à guerra na Ucrânia e à segurança internacional.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.