Desafios das capitais da região norte:   Habitação, saneamento e violência

As capitais da Região Norte do Brasil, Belém, Manaus, Porto Velho e Palmas, enfrentam desafios significativos que os futuros prefeitos precisarão abordar. Entre os principais problemas estão questões habitacionais, fundiárias, de saneamento básico, serviços públicos e violência. O professor Fernando Luiz Araújo Sobrinho, da UnB, enfatiza a necessidade de políticas públicas contínuas para resolver essas questões estruturais a longo prazo. A violência, especialmente ligada ao tráfico de drogas e armas, é um problema grave na região, afetando principalmente os jovens.

Manaus (AM), 22/11/2023, Embarcações e Flutuantes encalhados na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, devido ao nível baixo do rio Igarapé Tarumã-açu, na maior seca em 121 anos que Manaus vem sofrendo. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil – Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A regularização fundiária é um desafio importante, pois as legislações atuais dificultam o processo, levando à expansão para áreas irregulares. As mudanças climáticas também impactam a região, com secas extremas afetando a vida nas cidades amazônicas. No contexto eleitoral, o Instituto Cidades Sustentáveis destaca a violência contra jovens pretos, pardos e indígenas como um problema urgente a ser enfrentado pelos futuros prefeitos.

Em Belém, os indicadores são preocupantes em áreas como habitação social, saneamento, saúde e mobilidade urbana. Manaus, com seu rápido crescimento populacional, enfrenta problemas relacionados ao saneamento, regularização fundiária e mudanças climáticas. Porto Velho, uma cidade estratégica para o agronegócio, precisa lidar com poluição ambiental e emissões de gases de efeito estufa. Palmas, sendo uma cidade planejada, enfrenta desafios de integração com sua região metropolitana em rápido crescimento. Os futuros prefeitos terão a tarefa de enfrentar esses desafios de maneira inovadora e eficiente.

Para mais detalhes, acesse a Agência Brasil.

Fonte: Pedro Peduzzi – Agência Brasil

Imagem: © Michael Dantas/Gov AM | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Leia a matéria completa na Agência Brasil.