MEC Avalia Retorno do Enem como Certificação do Ensino Médio para Maiores de 18 Anos

Brasília, 10 de novembro de 2024 – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá voltar a ser utilizado como forma de certificação para conclusão do ensino médio por estudantes maiores de 18 anos a partir de 2025. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa neste domingo (10).

A proposta, que está sendo avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), foi encaminhada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame. Caso implementada, a medida restaurará uma funcionalidade do Enem que vigorou até 2016.

“A ideia é possibilitar que esses jovens tenham a oportunidade de se certificar por meio do Enem, ampliando o acesso à prova e permitindo que ingressem no ensino superior”, afirmou o ministro. Ele também garantiu que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), atualmente utilizado para essa finalidade, será mantido.

Convergência entre Enem e Saeb

Além da possível retomada da certificação, o MEC estuda a integração entre o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado para medir o desempenho dos estudantes do ensino médio. De acordo com Santana, o objetivo é que a prova do Enem realizada pelos alunos do terceiro ano também seja válida para fins do Saeb, otimizando esforços e recursos.

“Atualmente, muitos estudantes do terceiro ano priorizam o Enem em detrimento da prova do Saeb. Estamos analisando a convergência das duas avaliações para garantir mais eficiência”, explicou. O Inep deverá apresentar uma recomendação sobre o tema antes do início das inscrições para o Enem 2025.

Balanço do Enem 2024

O segundo domingo de provas do Enem 2024 transcorreu sem incidentes graves, segundo o balanço divulgado pelo MEC. Apesar disso, 1.900 candidatos foram eliminados por descumprirem regras, como portar dispositivos eletrônicos ou sair do local da prova antes do permitido.

Neste domingo (10), os estudantes responderam questões de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática. Na semana anterior, as provas foram de linguagens e ciências humanas.

Gabarito e Resultados

O ministro também anunciou que o gabarito oficial do Enem será divulgado antes do previsto. Inicialmente programado para o dia 20 de novembro, o Inep deve anunciar a nova data em breve. Já os resultados finais seguem com previsão de divulgação para 13 de janeiro de 2025.

Com essas mudanças e avaliações em curso, o MEC busca otimizar o sistema educacional brasileiro, ampliando o acesso à certificação e promovendo maior eficiência nas avaliações nacionais.

Fonte: André Richter – Repórter da Agência Brasil Imagem: © Andy Barbour via Pexels
Leia mais em Agência Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.